string(1) "1"

Blog Aval Engenharia

[Ebook Gratuito] 7 Tecnologias da construção que fazem a diferença

Publicado em: 11/03/2020

O que é produtividade?

Produtividade pode ser definida pela relação direta entre a produção e os fatores de produção utilizados. Ou seja, a produtividade nada mais é do que a quantidade produzida de um determinado produto, ou parte dele, por um recurso de produção (máquinas ou homens) durante um período de tempo.

Na construção civil, esse conceito é de fundamental importância para otimização dos recursos empregados no  canteiro. Investir em produtividade resulta em alavancar a excelência operacional e rentabilidade dos projetos. Contudo, além das necessidades de novas metodologias construtivas, para que consigamos atingir níveis de excelência operacional dentro dos canteiros temos como desafio a forma de aferição dos indicadores de produtividade. Pois, como nossa indústria é muito intensiva em mão de obra levantar os índices de produtividade,
utilizando os métodos de controle tradicionais, é uma tarefa que exige uma equipe de gestão dedicada e bastante disciplina.

 

Construção Civil x Produtividade x Tecnologia

Após um período de grande recessão, a Construção Civil está retomando o seu crescimento e sua importância dentro da indústria nacional. Contudo, para potencializar as oportunidades geradas pelas condições macroeconômicas as construtoras terão que se adaptar a um novo mercado mais exigente e competitivo. Desse modo, um dos pilares dessa nova forma de operação dessa indústria são: Foco na Produtividade e na Adoção de Novas Tecnologias da Construção. Com isso, surgiu um novo conceito de canteiro de obras o Canteiro 4.0. Que utiliza algumas tecnologias vindas da indústria 4.0 aplicadas nas obras.

Para que tenhamos uma ideia da necessidade latente dessa mudança trazemos aqui dois dados vindos do  Construction Industry Institute:

  1.  Até 60% dos tempos nos canteiros são consumidos por atividades que não agregam valor, ou seja, representam desperdícios de recursos
  2. Empresas que adotam tecnologia na construção civil podem alavancar a sua produtividade de 30% a 45%.

Ou seja, focar em novas tecnologias da construção para alavancar a produtividade nos canteiros é fundamental nessa nova onda de crescimento do mercado da construção.

 

7 tecnologias da construção que não podem faltar no seu canteiro:

Metodologia BIM

A fase de desenvolvimento de projetos é uma das mais decisivas para a produtividade na construção civil. Uma das maiores inovações do setor da construção civil foi a utilização da metodologia BIM. Principalmente na etapa de
pré-obra (projetos, planejamento e orçamento). Com isso as ferramentas que adotam a tecnologia como REVIT ou o Archicad passaram a ganhar uma grande relevância nas salas técnicas das construtoras e escritórios dos projetistas

 

Tecnologia QR CODE

ConstruCODE (QR CODE)

A evolução do QR Code chegou ao canteiro de obras por meio do software ConstruCode. Esse aplicativo funciona de modo que transforma projetos em etiquetas virtuais. Nessa perspectiva, essas etiquetas são os QR Codes, que ao serem escaneados e permitem a visualização do projeto, ou partes, através do seu smartphone ou tablet.

 

Tecnologia da Internet das coisas (IOT)

AGILEAN: Aplicativo de Gestão Integrada Lean (Tecnologia da Construção)

O Agilean – Aplicativo de Gestão Integrada Lean é o primeiro aplicativo a trazer a tecnologia para a construção civil com foco em alavancar a produtividade nos canteiros

Na solução a tecnologia IOT está presente através das Estações AGILEAN. Essas estações ficam nos postos de trabalho e permitem que, mesmo sem ter internet disponível no campo, os operários/encarregados tenham acesso aos seus pacotes de trabalho. Permitindo uma maior transparência e capilaridade do planejamento da obra.

Ademais, as estações também possibilitam que as equipes façam apontamentos com comunicação em tempo real com a linha de balanço. Além de, alimentar vários painéis em forma de dashboards.

 

Tecnologia drone

Na construção civil, pode-se observar essa tecnologia com a Maply. Essa plataforma permite a captura de dados e o processamento em servidores na nuvem, com o auxílio de drones. Desse modo, a Maply simplifica e realiza os voos de drones, disponibilizando resultados do andamento da obra em tempo real. E, com o uso de ferramentas de alta precisão.

 

Tecnologia da Computação nas Nuvens

SIENGE (Tecnologia nas Nuvens)

Na construção civil, essa tecnologia é explorada pela Plataforma Sienge. Esse software usa a computação nas nuvens para integrar e armazenar os dados de diversos setores da sua obra facilitando bastante a tomada de decisão. Assim sendo, o SIENGE é classificado como um ERP que possui 12 módulos como Engenharia, Suprimentos, Contabilidade e Financeiro.

 

SmartPhones e Tablets : Dispositivos Conectados no Canteiro

QuizQuality (Tecnologia da Construção)

Na busca constante pela eficiência operacional, os processos de inspeção precisavam ser re-inventados. Pensando nisso, foi criado o QuizQuality. Uma ferramenta Web e móvel que atende as necessidades de checagens nos processos de auditoria da qualidade, avaliações de treinamentos, inspeções de normas técnicas, de desempenho e segurança do trabalho, manutenção preventiva, dentre outros.

 

Sensoriamento do concreto

Baseado na necessidade de um constante monitoramento da resistência do concreto, uma empresa americana de Cambridge, criou o Concreto Sensors. Os sensores, sem fio, conseguem enviar dados de resistência, temperatura e umidade relativa do concreto em tempo real para todos os envolvidos na obra.

 

Quer conhecer mais sobre essas tecnologias da construção? Tenha acesso ao material completo, basta baixar nosso E-book gratuito:

Baixar Conteúdo

Confira também: 

[Mini Curso Gratuito] Conceitos e Gerador automático de Linha de Balanço

[Ebook + Template Gratuito] Aplicação do Last Planner System

Sabemos como potencializar seus resultados