string(1) "1"

Blog Aval Engenharia

[Ebook Gratuito] Alavanque a produtividade no canteiro com Lean Thinking

Publicado em: 22/01/2020

O PARADIGMA DA PRODUÇÃO ENXUTA:

Desde 2010 ministro treinamentos em turmas do curso de Planejamento e Controle de Obras utilizando os conceitos de produção enxuta, ou Lean Thinking. Sempre percebo que devido à simplicidade dos conceitos, muitos alunos me questionam: “Se os conceitos de Lean são tão simples e óbvios de serem entendidos porque são poucas as empresas que conseguem atingir resultados plenos em sua implementação?”.

Assim, o grande ponto da implementação do Lean Thinking, como vocês vão perceber, não está na intepretação dos conceitos ou entendimento das ferramentas. Mas sim na mudança do paradigma de produção que ele representa. Dessa forma, durante anos fomos treinados para produzir e gerir nossas empresas com base nos conceitos de eficiências locais. Onde o ótimo local representa o ótimo global. Somado à isso, durante muito tempo, os programas de gestão da qualidade, forma de estruturarmos um orçamento e planejamento de obras, dentre outras ferramentas, sempre nos levaram a focar nas atividades de conversão. Ou seja, aquelas onde efetivamente o insumo passa por um processo de transformação ou de agregação de valor. Como por exemplo, a atividade do pedreiro assentar tijolos.l.

Atividades de Conversão Vs. Atividades de Fluxo

Com isso, a grande mudança dentro do paradigma da produção enxuta está em visualizar não só as atividades de conversão, mas também as de fluxo. Como por exemplo os transportes, esperas, movimentos. Ou seja, atividades que fazem parte do fluxo produtivo, mas não representam uma conversão de um insumo no produto final.

Estudos em plantas industriais mostram que as atividades de fluxo podem vir a representar até 80% de um processo produtivo, baseado nesse dado percebemos o quão profunda pode ser mudança em um canteiro quando passamos à observar as atividades de fluxo que, no nosso caso, podem vir a representar até 95% de um processo produtivo. Vejam que somos condicionados a visualizar as atividades que representam somente 5% do fluxo produtivo e isso
limita bastante o real potencial das possíveis melhorias e otimizações que podemos alcançar em nossas obras. Dessa forma, podemos concluir que a implantação de um sistema de gestão de nos faça efetivamente enxergar essas atividades dentro dos canteiros pode nos trazer um ganho enorme de produtividade e eficiência operacional.

Exemplo de Atividades

Atividade de Conversão: Instalação do Forro de Gesso; Atividade de Fluxo: Transporte e tijolos

OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PRODUÇÃO ENXUTA:

Nessa lógica, com base em um estudo profundo da forma da Toyota de produzir seus automóveis, motivados pelos resultados expressivos que a empresa atingiu fabricando automóveis de alta qualidade a custos extremamente competitivos. Foram criados, pelos autores James P.Womack e Daniel T. Jones, os 5 princípios do Lean Thinking. Esses princípios servem de ponto de partida para o início de qualquer jornada de implementação da filosofia. São eles: Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Puxar e Perfeição.

Contudo, o ambiente da indústria automobilista é bem diferente da Construção Civil. Porém, os conceitos e filosofia do Lean Thinking  são utilizados em canteiros de obras há algum tempo. E, temos exemplos, dentro de nossos clientes, onde a aplicação do Lean, desde o desenvolvimento de produtos até a execução das obras, resultou em até 15% de redução do custo de produção de uma empresa em relação à obras anteriores.

Em contrapartida, muitas construtoras abandonam a implementação do Lean Construction ou simplesmente atingem resultados temporários ou parciais devido à implementação das ferramentas. Mas sem interpretar os conceitos e princípios necessários para entender o seu funcionamento, priorizar e adaptar as principais ferramentas do Lean à sua realidade de canteiro.

Dessa forma, concluímos que não há um modelo único de Sistema de Gestão Lean. Ou seja, podemos ter 2 construtoras aplicando os princípios Lean, com bons resultados, mas devido à cultura, metodologias e estruturas organizacionais diferentes utilizarem ferramentas totalmente distintas. Contudo, é importante ressaltar, que possuem o mesmo objetivo: o combate ao desperdício!

Focado no objetivo de ajudar o maior número de empresas à adotarem esses princípios e alavancarem a sua produtividade, segue uma descrição detalhada de cada um dos princípios Lean juntamente com algumas instruções praticas de como aplica-los no dia a dia no canteiro de obras.

 

OS 5 PRINCÍPIOS DA MENTALIDADE ENXUTA:

1. PRINCÍPIO DO VALOR APLICADO À CONSTRUÇÃO CIVIL

Primeiramente, observar os processos na ótica do cliente final e entender o que irá gerar valor para ele naquele processo, que atributo do produto, que passo do processo produtivo que atende as necessidades do cliente e faz com que ele esteja disposto a pagar pelo produto. Tudo aquilo que não se encaixa nessa definição é tratado como desperdício e deve ser eliminado ou otimizado.

2. PRINCÍPIO DO FLUXO DE VALOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Enxergar o fluxo das atividades e mapear todos os processos, incluindo os que não são referentes à
alguma evolução do processo produtivo, tal como o fluxo das comunicações e informações, que são
necessárias para a finalização de uma parte ou de todas as etapas de produção, é de fundamental
importância para a implantação do Lean.

O mapeamento do fluxo atual, sob a ótica de combate ao desperdício, e a identificação dos bloqueios ao
fluxo de produção no canteiro, e o desenho do mapa futuro com os conceitos do Lean aplicados ao seu
processo irão proporcionar uma visão clara de sua caminhada rumo à implantação do Lean.

3. PRINCÍPIO DO FLUXO CONTÍNUO

Aplicar no fluxo de produção (em sua totalidade ou somente nas etapas críticas) o plano de ação definido para o Mapa de Fluxo de Valor Futuro. Onde devemos ter um fluxo estendido e interligado entre todas as etapas do processo produtivo.

Produzir em lotes unitários dentro do princípio do fluxo contínuo além de reduzir o lead time de produção tende a agregar mais qualidade, menor custo e força a implementação de uma série de outros conceitos como, por  exemplo, o Just in Time resultando na redução do desperdício da superprodução e dos estoques.

4. PRINCÍPIO DA PRODUÇÃO PUXADA

A princípio, Sistema Puxado significa produzir e controlar a produção (ou estoque) de acordo com o consumo dos clientes. Em outras palavras, significa produzir o item necessário, na quantidade necessária, no momento necessário. Desse modo, o ritmo de produção deverá ser ditado pela demanda real do cliente final, eliminando o estoque e dando valor ao produto.

5. PRINCÍPIO DA PERFEIÇÃO

A implementação do Lean deve fazer parte de um espiral constante de evolução na busca da perfeição. A grande motivação de todos os envolvidos está bastante relacionada a essa constante possibilidade de propor melhorias, implementá-las e aferir os resultados. Deve-se estar ciente que em um primeiro Mapeamento de Fluxo de Valor não será possível resolver todos os problemas. E, que devemos iniciar com algumas etapas críticas da obra, objetivando atingir uma estabilidade básica do nosso sistema. Desse modo, a partir disso é que devemos ir conectando as diversas etapas em um regime de fluxos até atingirmos uma padronização inicial.

Conteúdo Adicional:

Quer aprender mais sobre os 5 princípios do Lean Thinking? Baixe nosso eBook gratuito!

Baixar ConteúdoVocê aprenderá sobre:

  • Os 5 princípios básicos do Lean Construction
  • Abordagem Voltada para a Construção Civil
  • Conceitos e Ferramentas práticas
  • Metodologia aplicada com sucesso em diversos canteiros

“A principal percepção que tenho quando aos meus estudos sobre a Toyota é a de que seu sucesso deriva do equilíbrio do papel das pessoas em uma cultura organizacional que valoriza sua melhoria contínua, com um sistema técnico focalizado no “fluxo” de valor agregado”

Jeffrey K. Liker

Confira também: 

[Mini Curso Gratuito] Conceitos e Gerador automático de Linha de Balanço

[Ebook + Template Gratuito] Aplicação do Last Planner System

Sabemos como potencializar seus resultados