string(1) "1"

Blog Aval Engenharia

Aplique o LEAN Construction em apenas 5 passos!

Publicado em: 22/05/2019

Certamente, com a evolução das tecnologias, o mercado se tornou cada vez mais exigente. Consequentemente, as grandes indústrias e empresas estão focando e buscando os melhores índices de produtividade para suprir o desejo do mercado. Desse modo, diante desse cenário, criou-se o conceito do Lean Construction. 

Em suma, o conceitos da produção enxuta não é complexo para ser entendido. Entretanto, poucos gestores conseguem capilarizar e implementar esses conceitos no dia a dia da sua obra

Desse modo, a maior dificuldade é a como a metodologia do Lean Construction é aplicada. Confira agora como aplicar o Lean Construction em 5 passos:

O que é Produtividade?

Para entender sobre o Lean Construction é necessário definir o conceito de produtividade. Produtividade pode ser definida pela relação direta entre a produção e os fatores de produção utilizados. Dessa forma a produtividade nada mais é do que a quantidade produzida durante um período de tempo definido. Simultaneamente, esse conceito visa otimizar e minimizar os recursos materiais, mão de obra, desperdício de tempo e equipamentos. Afinal, esse conceito foca em estimular o trabalho e a busca por melhores resultados.

Desse modo, é importante ressaltar que: enquanto a produção está focada na quantidade a produtividade foca na qualidade da entrega do produto ou serviço. 

#Conhecimentos adicionais:

Antes de tudo, você conhece os melhores indicadores de produtividade para o seu negócio? Conheça alguns exemplos:

  1. Indicadores de qualidade: Possuem a função de medir se os padrões pré-estabelecidos do produto final foi cumprido. Exemplo: Garantir 85% das entregas dentro do prazo.
  2. Indicadores de capacidade: Possuem a função de medir a quantidade produzida em um determinado período de tempo. Exemplo: Produção de 70 sapatos por 3 horas.
  3. Indicadores estratégicos: Possuem a função de mensurar se suas metas e objetivos estão sendo atingidos. Exemplo: Vender 50 computadores por mês.
  4. Indicadores de turnover: Possuem a função de avaliar a rotatividade dos funcionários da sua empresa. Exemplo: 5 funcionários foram demitidos e 8 foram contratados no mês de fevereiro.

 

Como funciona a produtividade no canteiro de obras?

A princípio, na construção civil, a produtividade é fundamental para a otimização dos recursos empregados no canteiro. Desse modo, investir nesse conceito resulta em alavancar a excelência operacional e rentabilidade dos projetos.

Dessa forma, no canteiro de uma obra, a produtividade pode ser representada com a melhor maneira de utilizar e transportar os materiais disponíveis na sua obra. Para atingir o mais próximo da excelência, devem-se desenvolver estratégias de planejamento para o melhor aproveitamento do espaço, e uma continuidade no fluxo de produção dos operários, para que os funcionários evitem o desperdício de tempo e de transporte.

Contudo além da necessidade de novas metodologias construtivas, um dos maiores desafios no canteiro é a forma de aferição dos indicadores de produtividade. Já que o setor da construção civil comporta uma extensa mão de obra, fazer o levantamento dos índices de produtividade, utilizando os métodos de controle tradicionais, tornou-se uma tarefa exigente e demorada.

 

#Conhecimentos adicionais:

Antes de tudo, você conhece alguns indicadores de produtividade voltado para a construção?

  1. RUP(Razão Unitária de Produção): É o número de homens-hora necessário para executar 1m² de área de alguma atividade. Exemplo: Uma RUP = 0,87 Hh/m2, indica que foram necessários 0,87 homens-hora para a realização de 1m² de revestimento. 
  2. Produtividade Individual: representa a quantidade de serviço executado, pelo profissional, durante período (hora, dia ou mês). Exemplo: 50m²/6 horas

 

Como aumentar a produtividade da minha obra?

O que é o Lean Construction?

A princípio, o Lean Construction, ou Construção Enxuta, foi construído baseado nos conceitos desenvolvidos pela Toyota na década de 1940. Por analogia, o Toyotismo foi um movimento que surgiu para contrapor a metodologia do Fordismo e Taylotismo. Em síntese, esse método de produção tem como objetivo aumentar a produtividade e a eficiência através da redução de desperdícios, gargalos, tempos de espera e superprodução. Contudo, foram criadas as metodologias do TQM (Total Quality Management) e JIT (Just in Time).

Em suma, os conceitos de Lean Construction são muito simples de serem entendidos. Porém, poucas empresas conseguem atingir resultados plenos em sua implementação. Assim, o grande ponto dessa metodologia não está na interpretação dos conceitos ou entendimento das ferramentas e sim na mudança do paradigma de produção que ele representa. Saiba abaixo como aplicar essa metodologia em apenas 5 passos!

  1.  Valor: Observe seu processo pela ótica do cliente e questione:
    Que partes desse processo efetivamente agregam valor para o meu cliente?Lean Construction passo 1: Valor
  2. Fluxo de Valor: Mapeie o passo a passo da produção desde a etapa concluída até o recebimento dos insumos e identifique as atividades que devem ser eliminadas e quais devem ser otimizadas.Lean Construction passo 2: Fluxo do Valor
  3. Fluxo Contínuo: Produza semi-interrupções e com agregação contínua de valor em lotes unitários.Lean Construction passo 3: Fluxo Contínuo
  4. Puxar: O ritmo de produção deverá ser ditado pela demanda real do cliente final, eliminando o estoque e dando valor ao produto.Lean Construction passo 4: Puxar
  5. Perfeição: A busca contínua pelo aperfeiçoamento deverá nortear a todos no processo. O combate ao desperdício e melhoria do fluxo de produção deve fazer parte de uma espiral constante de evolução.

Lean Construction passo 5: Perfeição

Para saber como as empresas estão aplicando o método do Lean Construction e como diminuir em até 20% o custo total da sua obra, faça download do e-book que preparamos sobre este assunto!

eBook gratuito: Alavanque a proutividade no canteiro com o Lean Thinking

Boa leitura!

Autor: André Quinderé

André Quinderé
Sócio e Diretor Comercial da Aval Engenharia.

 

Confira também: 

[Workshop Gratuito] 4 passos para aumentar sua eficiência na gestão de obras

[Ebook Gratuito] Alavanque a produtividade no canteiro com Lean Thinking

Sabemos como potencializar seus resultados