string(1) "1"

Blog Aval Engenharia

7 livros sobre LEAN Construction para revolucionar sua obra

Publicado em: 13/06/2019

Certamente, com a evolução das tecnologias, o mercado se tornou cada vez mais exigente. Consequentemente, as grandes indústrias e empresas estão focando e buscando os melhores índices de produtividade para suprir o desejo do mercado. Desse modo, diante desse cenário, criou-se o conceito do Lean Construction. 

A princípio, o Lean Construction, ou Construção Enxuta, foi construído baseado nos conceitos desenvolvidos pela Toyota na década de 1940. Por analogia, o Toyotismo foi um movimento que surgiu para contrapor a metodologia do Fordismo e Taylotismo. Em síntese, esse método de produção tem como objetivo aumentar a produtividade e a eficiência através da redução de desperdícios, gargalos, tempos de espera e superprodução. Contudo, foram criadas as metodologias do TQM (Total Quality Management) e JIT (Just in Time).

Conheça abaixo os 7 livros sobre o Lean Construction que irão revolucionar sua gestão de obras!

1. O modelo Toyota

Após o best-seller O Modelo Toyota, escrito por Jeffrey Liker. O escritor se alia a David Meier, um veterano da Toyota, e mostra como implementar a fórmula de excelência da empresa. Desse modo, o grande desafio para as empresas é aplicar com flexibilidade os métodos do Modelo Toyota. Entretanto, essas empresas devem permanecer fiel aos conceitos centrais. Em suma, esta obra servirá como uma bússola para ajudar no estabelecimento de sua própria rota.

Lean Construction: O modelo Toyota

2. A Máquina que Mudou o Mundo

A princípio, este livro baseia-se no International Motor Vehicle Program (Programa Internacional de Veículos Automotores). Desse modo, esse estudo é considerado o maior e mais detalhado já empreendido em qualquer indústria. Em virtude da da indústria automobilística mundial do Massachusetts Institute of Technology, responsáveis pelo estudo, foi orçado em cinco milhões de dólares, com a duração de cinco anos e abrangendo 14 países.

Uma vez que, no século XX a indústria automobilística modificou as ideias fundamentais sobre como produzir. E eis que agora ela o faz novamente. Em resumo, assim como a produção em massa eliminou a produção artesanal, a nova e revolucionária produção enxuta rapidamente está tornando a produção em massa obsoleta.

Lean Construction: A máquina que mudou o mundo

3. O Sistema Toyota de Produção

O criador do sistema Toyota de produção revela as lições de sua experiência na Toyota e das memórias de seu aprendizado. Edição: Bookman, dezembro de 1997.

Lean Construction: O sistema Toyota de produção

4. A Mentalidade Enxuta nas Empresas

A princípio, este clássico livro de negócios, descreve um sistema de negócios para o século XXI. Ademais, esse livro apresenta uma visão mais ampliada, atualizada e mais relevante do que nunca. Desse modo, esta obra suplanta alguns dos maiores conceitos da produção. Como o sistema de produção em massa da Ford, o sistema de controle financeiro de Sloan e o sistema estratégico de Welch e da GE.

A obra baseia-se no modelo (enxuto) da Toyota. Esse modelo associa a excelência operacional com estratégias baseadas no valor para gerar crescimento contínuo em inúmeras condições econômicas. Desse modo, em vez de reinventar constantemente modelos de negócios, os adeptos da mentalidade enxuta voltam ao básico. Perguntando o que o cliente realmente considera valor.

A próxima etapa é alinhar as atividades que criam valor para um produto específico ao longo de uma cadeia de valor. E, paralelamente ao mesmo tempo, eliminar as atividades que não agregam valor. Em seguida, o adepto da mentalidade enxuta cria uma condição de fluxo. Assim, o projeto e o produto avançam uniforme e rapidamente de acordo com a produção puxada do cliente. Por fim, com a implementação do fluxo e da produção puxada, o adepto da mentalidade enxuta acelera o ciclo de melhoria em busca da perfeição.

Lean Construction: A mentalidade enxuta nas empresas Lean Thinking

5. Aprendendo a enxergar

O “mapeamento do fluxo de valor” tem sido um forte aliado das empresas que adotaram o conceito lean construction. E que buscam a melhoria contínua. Assim, como também, para as que estão buscando a sua implementação. Através da escolha de uma família de produtos, você aprenderá a mapear o fluxo de materiais e de informações. Co base no livro, você também deve identificas os três estados do seu processo produtivo. Primeiramente, o estado atual (identificar a situação real atual). Em seguida, o estado futuro (como deveria funcionar, a partir da eliminação dos desperdícios). E, por fim, o plano de ação (o que deve ser feito para se atingir o estado futuro).

Lean Construction: Aprendendo a enxergar

6. A Cultura Toyota: A Alma do Modelo Toyota

Especialistas em Toyota, Jeffrey Liker e Michael Hoseus explicam como criar e manter uma cultura centrada em pessoas que sustenta crescimento consistente, inovação, lucratividade e excelência. Os autores fornecem informações exclusivas sobre como construir uma cultura de melhoria contínua atraindo pessoas excepcionais para a sua empresa e incentivando a solução de problemas dentro da sua organização.

Lean Construction: A cultura Toyota

7. Logística e Lógica na Construção LEAN

Por último, recomendo o livro Logística e Lógica na Construção LEAN. Atualmente, têm se observado esforços de implantação que vem sendo feitos por pesquisadores e profissionais da área de Construção Civil para o aperfeiçoamento das teorias da construção enxuta. Boa Leitura!

Logística e lógica na construção lean

 

Utilize os conceitos do Lean Construction e alavanque a produtividade no seu canteiro com a metodologia exclusiva apresentada nesse Workshop:

 

Baixar o conteúdo

 

Autor: André Quinderé
André Quinderé
Sócio e Diretor Comercial
da Aval Engenharia.

 

Confira também: 

Aplique o LEAN Construction em apenas 5 passos

[Ebook Gratuito] Alavanque a produtividade no canteiro com Lean Thinking

Sabemos como potencializar seus resultados