fbpx
string(1) "1"

Blog Aval Engenharia

As 5 tecnologias da construção que estão impulsionando o setor

Publicado em: 19/06/2019

Nos últimos anos, a tecnologia tem se mostrado uma forte aliada. Não só para o aumento da produtividade no canteiro de obras e para a otimização das tomadas de decisões em geral. Mas também para a redução dos custos para os gestores. Por exemplo, de acordo com a Boston Consulting Group, adotar as tecnologias que já existem causaria uma economia de US$ 1,2 trilhão, na etapa de projeto, para o setor da Construção Civil.

Após um período de grande recessão, a construção está retomando o seu crescimento e sua importância dentro da indústria nacional. Contudo, para potencializar as oportunidades geradas, as construtoras terão que se adaptar a um novo mercado mais exigente e competitivo.

Assim, os pilares dessa nova forma de operação dessa indústria são: Foco na Produtividade e na Adoção de Novas Tecnologias. Baseado nisso, surgiu um novo conceito de canteiro de obras o Canteiro 4.0. Esse conceito utiliza algumas tecnologias vindas da indústria 4.0 aplicadas nas obras.

A seguir estão listados 5 softwares que foram desenvolvidos com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da indústria da construção civil.

1. Cote Aqui (PE):

O App apresenta as melhores opções de compra e de venda de materiais de construção civil. Desse modo, a ferramenta indica fornecedores e marcas estratégicas para cada obra. E dessa forma, aponta o potencial de economia pra a empresa. A startup é uma fonte de preços e condições comerciais praticadas por fornecedores de todo o País. Assim, caso a construtora vá comprar algo, consegue obter em um único local todas as informações referentes ao material. Assim como também, informações sobre os fornecedores, em forma de propostas comerciais em mapa comparativo. Dessa forma, o comprador pode então negociar as condições e fechar o melhor negócio.

Tecnologias da construção: Cote aqui

2. Tecnologia do Construcode (BA):

A princípio, a startup percebeu que o setor da construção civil precisava democratizar informações na construção civil e trazer mais eficiência e economia para obra. Além de garantir uma execução mais precisa e fiel dos projetos. Diante disso, criou-se Construcode. O App otimiza a gestão de projetos, tornando os projetos de construção civil acessíveis por celulares e tablets através de etiquetas escaneáveis, ou QR Codes.

Tecnologias da construção: Construcode

3.Tecnologia do Auge (RS):

Através da realidade aumentada, o app permite visualizar, em 3D, plantas de apartamentos, mover paredes de lugar para experimentar opções de planta em um apartamento, ou conhecer detalhes técnicos sobre os materiais utilizados em uma obra. Assim, você pode carregar seus próprios modelos IFC, através de plugins. Imediatamente, esses plugins, chegam em sua pasta no aplicativo para visualização em realidade aumentada, possibilitando a visualização dos modelos em escala real no ambiente.

Tecnologias da construção: Auge

4.Tecnologia da Obra3D (PR):

O app permite o acompanhamento e monitoramento do andamento diário da obra através da visualização em 3D de imagens atuais da obra, obtidas por meio de drones. Facilitando também a visualização da evolução do empreendimento. A ferramenta contribui ainda para potencialização das vendas de unidades restantes
após lançamento e início das obras, pois apresenta aos seus futuros clientes de forma virtual o estado atual da obra, transmitindo mais credibilidade para concretização das vendas e mantém os clientes atuais informados sobre o andamento da obra.

Tecnologias da construção: Obra 3D

5.Tecnologia do AGILEAN (CE):

O AGILEAN (Aplicativo de Gestão Integrada Lean) é um aplicativo que integra planejamento, produção e qualidade. A solução foi separada em 4 passos: O primeiro passo temos o software de planejamento em linha de balanço e montagem dos pacotes de trabalho fácil e intuitivo. No segundo, foi feita a comunicação direta do planejamento com as equipes de trabalho via Estação AGILEAN – de modo que a folha de pagamento é gerada de forma automática.

O terceiro passo é voltado para a preocupação das paradas na obra: na Estação AGILEAN existe um ANDON, onde os funcionários podem indicar se estão na iminência da parada, e caso estejam, avisos são enviados para todos os gestores envolvidos. E para finalizar: o pagamento do funcionário só é liberado quando temos a qualidade aprovada pelo gestor. A Plataforma AGILEAN busca proporcionar o link entre tecnologia, metodologia Lean e expertise em gestão de obras ao seu alcance!
Tecnologias da construção: AGILEAN

O setor da construção ainda é considerado um dos mais atrasadas do mundo no quesito da inovação. Por tanto, empresas que dominam o uso das tecnologias da construção civil possuem uma grande vantagem competitiva no mercado.

A Aval Engenharia preparou o EBOOK: as 7 tecnologias indispensáveis no seu canteiro de obra. Assim, você vai entender tudo sobre a nova exigência do mercado: a tecnologia da indústria 4.0. Para que você consiga alavancar a produtividade da sua obra.

Quer conferir? Basta clicar nesse botão:

Ebook: 7 tecnologias indispensáveis do seu canteiro de obra

Baicar Conteúdo

Construcode
Rafaela Barbosa Torres Bitu
Estagiária de Engenharia Civil
na Aval Engenharia

 

 

 

Confira também: 

[Workshop Gratuito] 4 passos para aumentar sua eficiência na gestão de obras

[Ebook Gratuito] Alavanque a produtividade no canteiro com Lean Thinking

Sabemos como potencializar seus resultados





× Como posso te ajudar?