fbpx
string(1) "1"

Blog Aval Engenharia

[Workshop Gratuito] 4 passos para aumentar sua eficiência na gestão de obras

Publicado em: 13/02/2020

Nos últimos anos tivemos uma grande evolução na metodologia de planejamento e controle de obras da produção na construção civil. A adoção de práticas vindas da indústria com foco em agregar valor aos clientes e enxergar os desperdícios no fluxo de produção passaram a ser incorporadas no dia-a-dia de algumas construtoras. Contudo, algumas construtoras ainda têm dificuldades em implantar essa metodologia.

Desse modo, ainda percebemos que existem algumas barreiras que impedem a adoção efetiva desses princípios, conceitos e ferramentas no ambiente de nossas obras. 

Nesse conteúdo, o nosso objetivo é aplicar esses princípios, conceitos e ferramentas com foco na utilização da filosofia do Lean no planejamento da produção nos canteiros de obras.

Como já expliquei em outros materiais feito pela Aval, essas técnicas de agregação de valor máximo, redução do desperdício e produzir mais com cada vez menos recursos são princípios do LEAN. 

O Lean é formado por 5 princípios básicos, cujo o correto entendimento deles é de fundamental importância para que consigamos aplicar de forma efetiva a ferramenta de planejamento e controle de produção que será apresentada mais adiante. 

Os 5 princípios do Lean

1.Princípio do Valor

O gestor deve enxergar o processo produtivo pela ótica do cliente. Enxergando o que agrega valor, no processo e no produto, para o seu cliente final. Buscando visualizar aquilo que agrega valor e aquilo que não agrega valor ao cliente final.

É muito importante estarmos revisitando esse conceito frequentemente, pois muitas empresas estão tão focadas na sua eficiência operacional que esquecem que as necessidades dos clientes mudam. Muitas empresas deixam de revisitar esse processo de valor, tornando-as pouco competitiva frente ao mercado da construção. No mercado imobiliário, por exemplo, o luxo era muito atrelado a ostentação de revestimentos pesados. Já nos dias de hoje, esse luxo, está muito mais ligado a experiência e estilo de vida que o empreendimento pode proporcionar ao seu usuário;

2.Lupa do Valor:

Com o fluxo de valor, passamos a visualizar quais são todas as atividades necessárias para termos o nosso processo ou produto concluído. Dentro desse fluxo iremos perceber claramente que existem atividades que devem ser eliminadas, por representarem desperdícios ao processo produtivo, e atividades que  devem ser otimizadas, por não poderem ser eliminadas, como o transporte.

3. Fluxo contínuo

Esse princípio prega que devemos alinhar nossos processos produtivos em células de produção multidisciplinares, produzindo de forma contínua e em um ritmo de produção conforme a demanda do cliente onde entramos do princípio da produção puxada pelo cliente final;

4. KAIZEN

A implementação do Lean deve fazer parte de um espiral constante de evolução na busca da perfeição. A grande motivação de todos os envolvidos está bastante relacionada a essa constante possibilidade de propor melhorias, implementá-las e aferir os resultados.

Tudo isso deve ser revisitado constantemente de forma que tenhamos uma melhoria contínua o que chamamos de KAIZEN;

A plataforma onde é possível aplicar esses princípios e os métodos do Lean Construction nas obras é o AGILEAN – Aplicativo de Gestão integrada LEAN. O grande objetivo da nossa plataforma, e o propósito da Aval Engenharia, é alavancar a produtividade de nossos clientes para acima da média do mercado brasileiro, e para chegar nesse objetivo nossa plataforma é composta por 4 pilares básicos que permitem incorporar o Lean na gestão de obras de forma simples e intuitiva utilizando tecnologias vindas da indústria 4.0. 

Os pilares do AGILEAN são PLANNER ;  GESTÃO DE MÃO DE OBRA ; FERRAMENTA DE GESTÃO DA PRODUÇÃO E OS PRINCÍPIOS LEAN 

O sistema é composto por uma aplicação desktop ; um aplicativo para tablets e smartphones as estações AGILEAN que fazem a comunicação diretamente do campo para a plataforma de controle de obras.

A metodologia e ferramenta de planejamento que incorpora os princípios do Lean e que utilizamos em nossa plataforma Agilean é a Linha de Balanço.

Linha de balanço: Conceitos e vantagens

Uma das principais vantagens da linha de balanço é que com essa técnica conseguimos enxergar facilmente não só a nossa rede de predecessores, mas também o fluxo e logística de produção na obra. A grande diferença da técnica está na disposição das informações nos seus eixos onde o eixo vertical nos mostra as unidades, lotes ou locais de produção e o eixo horizontal as datas de meu cronograma e no gráfico plotado temos os nossos pacotes de trabalho com suas durações e equipes. Dessa forma fica muito fácil visualizar O QUE , QUEM, QUANDO e ONDE cada atividade será executada.

Com a linha de balanço é possível dimensionar um fluxo de produção onde tenhamos uma continuidade na execução e no ritmo dos nossos pacotes de trabalho e a partir daí já percebemos um link direto da linha de balanço com os conceitos do LEAN de enxergar o meu processo produtivo olhando para o meu fluxo de valor e não somente para as atividades de conversão e de produzir em fluxo contínuo, pois na linha uma quebra nessa continuidade da produção é facilmente visualizada pelo cruzamento das atividades em meu cronograma.

 

(MOSTRAR IMAGEM DA QUEBRA DO FLUXO DE PRODUÇÃO)

 

Além do fluxo contínuo, também é possível, como o próprio nome diz, balancear a produção com a técnica. Essa falta de balanceamento pode ser enxergada pelas esperas, que são os intervalos de tempo entre atividades no mesmo lote de produção (MOSTRAR GRAFICAMENTE)

Outro ponto que deve ser analisado são as aberturas que representam quantos lotes de produção temos na fila entre dois pacotes de trabalho, além da falta de balanceamento essas duas análises nos levam a perceber qual o tamanho do nosso estoque em processo dentro da obra, outro ponto muito combatido pelo LEAN CONSTRUCTION. Muitas vezes essas esperas são necessárias como no caso de estruturas em concreto armado onde há necessidade de re-escoramento das lajes, ou até por uma estratégia de fluxo de produção onde são definidos estoques mínimos de proteção que devem ser feitos antes do avanço das equipes para o seu lote seguinte 

(MOSTRAR IMAGEM DOS INVENTÁRIOS)

 

Conclusão

Resumindo pessoal os objetivos desse método de elaboração do plano de produção é:

 

– Determinar um ritmo BALANCEADO de produção conforme demanda do cliente final, que no caso da construção civil é um fator muito ligado ao prazo da obra e ao método construtivo a ser adotado,  pois no início da obra a demanda a ser produzida já está definida (RITMO);

 

– Enxergar os fluxos de produção dentro da minha obra e dimensionar as atividades de fluxo e de conversão de forma que tenhamos uma continuidade na produção(FLUXO), vejam que os ritmos das atividades irão definir os dimensionamentos dos meus estoques mínimos e o uso do sistema KANBAN no canteiro, as necessidades de centrais de argamassa os equipamentos de transportes verticais dentre outros pontos fundamentais para o fluxo da produção;

Colocar vídeo com estoque mínimo, kanban, central de argamassa 

– Tirar proveito da produção repetitiva de forma que tenhamos um acréscimo em produtividade – Efeito aprendizado (PRODUTIVIDADE); 

Utilize os conceitos do Lean Construction e alavanque a produtividade no seu canteiro com a metodologia exclusiva apresentada nesse Workshop:

Sabemos como potencializar seus resultados





× Como posso te ajudar?